Lajes Depósito Patez

Laje de treliça - Laje pré-moldada - Laje pré-fabricada - Lajes menor preço de Embu das Artes

Um elemento da construção civil muito importante, presentes na maioria das casas por todo pais é a laje. Uma estrutura plana, feita na grande maioria das vezes de concreto, e montada logo acima das colunas e vigas de uma casa (ou às vezes apoiada apenas nas paredes), garantindo assim conforto térmico e acústico aos ambientes, ou mesmo um teto.


No Depósito Patez você encontra a laje na medida certa da sua obra e com os menores preços


QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

A laje atua também como o teto de uma casa, que pode ser recoberto com o telhado, que evita o acúmulo das águas da chuva sobre sua superfície. De igual maneira, a laje também pode ser montada como a divisão entre andares de um sobrado ou edifício.


Ela pode ser recoberta com forros pré-moldados, e assim, permitir a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos de maneira oculta, com fácil manutenção.


Entre os principais tipos de laje do mercado, estão:

  1. Laje de treliçada com isopor: mesmo o isopor sendo um material considerado “leve” para compor uma estrutura, ele é ideal e vem sendo bastante procurado para construções.

    Essa opção de laje é muito mais leve (chega até a 80% do peso total). Talvez, por isso mesmo, a popularidade desse material pois ele afeta na rapidez da obra, uma vez que fica mais fácil o manuseio dos profissionais.

    É necessário apenas, atentar-se aos cálculos na hora de fazer, por isso um profissional renomado é fundamental.

  2. Laje de Treliças com cerâmica: uma das opções mais utilizadas na hora de cobrir pequenos vãos e imperfeições – isso faz com que esse sistema seja mais comum nas residências.

    Caso você optar por esse tipo de complemento para sua laje, é necessário muito cuidado, pois estamos falando de materiais frágeis.

  3. Painéis treliçados de concreto: Essa opção é a mais moderna do meio construtivo e apresenta a facilidade que cada painel tem com relação aos outros sem deixar vãos e facilitando o acabamento.

    O único problema nesse caso, é que essa opção de laje é 30% mais cara que as demais opções disponíveis no mercado.

Laje Treliçada com isopor (EPS)


Esse tipo de laje estrutural costuma ser um dos mais rápidos no quesito de instalação


A maneira de fazer a laje é bem parecida com a anterior, a diferença é que o espaço entre as vigotas é preenchido com placas de isopor.


Apesar de ser uma maneira bastante rápida, leve, de fácil instalação e passagem de dutos e conduítes, esse tipo de material não permite furos.


Logo, para realizar o acabamento com chapisco ou gesso é preciso fazer uso de uma cola especial para aderência do material.


As maiores vantagens deste tipo de aplicação são:


Isolamento térmico e acústico; Facilidade de passar canos; Peso reduzido, contribuindo para uma fundação de carga menor; Transporte fácil; Rapidez de instalação.

Laje de Treliças com Cerâmica


A laje treliçada com cerâmica é um modelo de laje pré-moldada, composta por uma armadura de ferro em formato de treliça, e preenchida com cerâmica nos vãos entre as vigotas.


As lajotas cerâmicas são utilizadas como guias para medir a distância entre as vigotas da laje, estruturando-as antes de serem preenchidas com concreto.


Nesse caso, as vigotas servem como apoio para as treliças metálicas, garantindo forma e resistência para a laje treliçada.


Esse modelo de laje pode ser comprada pronta, na medida exata da sua obra.


Por ser um produto que apresenta diversas vantagens, a laje treliçada com cerâmica vêm sendo cada vez mais procurada quando comparada com outros modelos de lajes pré-moldadas.


A primeira grande vantagem da laje de treliças com cerâmica é que ela é mais econômica do que as demais, além de não necessitar tanto de mão-de-obra e de muitos materiais para instala-la.


De igual modo, a laje com cerâmica, em alguns casos, quase não precisa de escoras, ajudando a reduzir ainda mais os custos da obra, tornando-se numa alternativa muito econômica.

Painéis treliçados de concreto


O tipo de estrutura feito com painéis treliçados nada mais é que painéis de concreto, mais largos que vigotas, com armação de treliça.


As peças são compradas já prontas e instaladas lado a lado, de maneira a formar uma superfície que pode ou não ficar aparente.


A união dos painéis treliçados constitui uma forma para o preenchimento, o que dispensa o uso de madeiramento excessivo para sustentação, deixando o custo da obra mais barato.


A comparação com as lajotas cerâmicas mostra a superioridade dos painéis que são mais resistentes e mais baratos que o modelo maciço, mas ainda tem um valor maior em comparação com outros sistemas pré-moldados.

As lajes pré-moldadas


Lajes pré-moldadas, também conhecidas como lajes pré-fabricadas, são muito utilizadas na construção residencial, pois chegam à obra quase prontas para uso.


As Lajes pré-moldadas são compostas por placas, vigas ou painéis de concreto. Quando na sua preparação, são preenchidos com vários tipos de materiais, de modo a criar uma estrutura resistente.


Dentre estes materiais, o destaque vai para as lajotas de cerâmica, muito utilizadas antigamente para montagem desta estrutura de laje, por serem mais baratas e práticas de montar. O problema maior das lajotas é o fato des que se quebram com facilidade na hora do transporte e montagem.


Por isso, aos poucos as lajotas deram lugar aos blocos de isopor, mais leves e fáceis na hora de usar, e que ainda permitem a instalação de canos e conduítes com muita facilidade. O único porém dos blocos de isopor, é que necessitam de um revestimento com uma cola especial na hora de aplicar o reboco.


Mais recentemente temos as lajes treliçadas, que são feitas com o uso de painéis de concreto, que se encaixam uns nos outros, formando assim uma estrutura mais resistente e ideal para uso em grandes áreas.


Seu único inconveniente é que necessitam de uma grande estrutura de madeira para suportar seu peso na hora de preencher a laje com concreto, e com isso seu preço é bem mais elevado.


A saber, um sistema construtivo com lajes treliçadas permite substituir, com vantagens, o uso das lajes pré-fabricadas comuns e das lajes maciças.

Benefícios da Laje Pré-Moldadas


A construção civil evoluiu muito, e hoje em dia, a Laje Pré moldada é sinônimo de segurança, rapidez e praticidade.


As lajes pré-moldadas permitem uma maneira mais rápida e até mais econômica de construir.


Esses modelos de lajes são conhecidos por esse nome pois já chegam prontas ou semi-prontas na construção.


Isso acontece, pelo simples fato do material ser produzido em uma fábrica e servir para diferentes estilos de obras.


As vantagens das lajes pré-fabricadas estão relacionadas ao fato de dispensarem uma quantidade muito grande de madeiramento para sustentação e isso barateia a obra.


No entanto, é um tipo de preenchimento que deve ser muito bem escolhido e instalado, caso contrário, há risco de tricas e fissuras.


Tipos de lajes pré-moldadas Treliçadas com lajotas cerâmicas


No modelo de sustentação com Treliçadas e lajotas cerâmicas é feita uma estrutura com vigotas (pode ser pré-moldado) e armadura no formato de treliça colocadas lado a lado.


O espaço entre as estruturas é preenchido com lajotas cerâmicas, compradas prontas.


O vão entre as lajotas é totalmente preenchido com o concreto.


Este modelo de preenchimento costuma ser mais indicado para construções de casas simples e vãos pequenos.


A vantagem desse modelo de laje é o preço baixo, em relação a outros tipos. A única fragilidade desse sistema fica por conta das das lajotas, que na hora de transportar podem ser quebradas com grande facilidade.


Se você está ou pretende iniciar uma obra, já deve saber que existem diversos tipos de materiais que produzem os pré-fabricados disponíveis no mercado.


E desse modo, é necessário pedir o auxílio de um profissional para ver qual é a melhor opção para sua construção.

Vantagens do uso de Laje Pré-Moldadas


A laje pré-moldada tem como grande vantagem a economia de tempo e dinheiro, uma vez que elas já chegam prontas na obra.


Portanto, não há a necessidade de se fazer pedaço por pedaço na hora de encher a laje.


Importante lembrar que quando o assunto é construção civil é fundamental contar com o auxílio de um profissional.


Assim, ele pode analisar e acompanhar todo o projeto e sua execução, assim como, avaliar os materiais e qualidade desses na hora de colocar a mão na massa.


Cuidado com economias baratas!

Lajes pré-fabricadas


As lajes pré-fabricadas de concreto são utilizadas como placas de fôrma permanentes, que posteriormente suportam o concreto vazado no local, de forma que o uso de fôrmas, escoramentos e outros cestos provisórios, com os quais a execução de obras pelos métodos convencionais é enormemente facilitada.


A gama de operações é extremamente variada. Desde lajes pré-fabricadas para viadutos, saliências, tabuleiros compostos, até fôrmas perdidas para pisos suspensos.


Todos são desenhados especificamente de acordo com as necessidades únicas, facilitando a experiência da Adhorna ao serviço do cliente, otimizando assim o processo de construção.


Uma laje pré-moldada com os pés firmemente no chão

Componente fundamental da sua estrutura, as lajes pré-fabricadas constituem a cofragem e garantem a solidez do piso da sua construção. Eles devem, portanto, estar prontos para se adaptar a todas as demandas arquitetônicas.


É por isso que projetamos a laje pré-fabricada FEHR como um modelo de inovação e engenharia de ponta: disponível em uma variedade de espessuras e configurável para todos os formatos de construção, as lajes pré-fabricadas pré-fabricadas sob medida FEHR em concreto armado oferecem vantagens únicas em comparação com um laje pré-moldada clássica em concreto protendido.


Porque é o primeiro e melhor aliado do seu edifício.


Sob a laje superficial, a laje pré-fabricada é fundamental para garantir a robustez e resistência de sua estrutura. Com o uso de tecnologias pioneiras, nossos estúdios de design aceitaram o desafio criando a solução ideal para o seu projeto de construção: uma placa pré-moldada versátil de tenacidade incomparável e, acima de tudo, pronta para uso.


Seja qual for o terreno. Quaisquer que sejam as dimensões


Instalação direta de barras superiores

Graças aos reforços de metal que passam por ele, os vergalhões podem ser instalados diretamente; ao contrário do concreto protendido, não há necessidade de empregar espaçadores.


A ausência total de curvatura

A nossa laje oferece um lado inferior perfeitamente plano para todas as fases de aplicação - tão bom durante a colocação provisória como durante a instalação definitiva.


Nenhum movimento entre as articulações

A vantagem óbvia do concreto armado pré-fabricado: o processamento otimizado das juntas torna a instalação mais fácil de realizar e infinitamente mais eficiente.


Opções de perfuração adaptáveis

Para máxima flexibilidade, a laje pré-moldada FEHR permite que você faça furos de até 150 mm após a colocação. Os furos podem ser feitos após a concretagem, tanto diretamente no material quanto na laje de compressão - tudo sem a necessidade de reforços.


Dimensionamento 100% otimizado

O dimensionamento do vergalhão é personalizado para cada projeto; além do mais, a laje tem uma superfície superior rugosa. Isso lhe dá maior flexibilidade para o assentamento - e você sempre pode ter a certeza de obter um piso monolítico assim que a laje de compressão for vazada.


Rápida e fácil de instalar, a laje pré-fabricada pré-fabricada protege seu projeto de construção em todas as frentes - deixando você livre para construir a paz de espírito.


Estudos indicam que as lajes de concreto pré-moldado ficam em média 23,22% mais baratas do que os elementos de concreto moldado no local, e os pilares pré-moldados custam em média 21,4% mais baratos do que os pilares de concreto moldado no local.

O Depósito Nelson Patez atua no mercado de fornecimento de Materiais de Construção para a construção civil além de atuar também na Fabricação de lajes como; Lajes pré-fabricada, Lajes pré-moldadas, Laje convencional, Laje treliçada, etc.


Uma empresa reconhecida no mercado, pelos seus muitos serviços, profissionais e materiais de muita qualidade.


Faça um orçamento na hora para avaliar o que você precisa para começar a construir o mais rápido possível.


LIGUE AGORA!

Você sabia?


Pisos e lajes em habitações do pós-guerra eram comumente construídos com madeira, concreto e / ou cerâmica.


Enquanto vigas de piso de madeira eram muito populares no início dos anos 20, eles estavam cada vez mais suplantada no último século por pisos de concreto armado.


Para evitar a difícil e dispendiosa construção de cofragem necessária para a concretagem de pisos de concreto moldado, pisos construídos com elementos pré-fabricados ganharam espaço, especialmente no período do pós-guerra.


Numerosas empresas de construção desenvolveram tais sistemas de piso, que incluíam lajes alveolares e sistemas de piso de viga e bloco, ou sistemas que combinavam elementos pré-fabricados e fundidos.


Os materiais que usaram variavam, de concreto leve, concreto armado, concreto protendido e cerâmica, a combinações destes.


Além disso, os sistemas enfocavam diferentes aspectos da pré-fabricação e sua implementação no canteiro de obras, levando a uma ampla gama de possíveis benefícios e campos de aplicação.


Em geral, a facilidade com que os pisos podem ser construídos,


Primeiros sistemas e desenvolvimento


Os sistemas de piso pré-fabricado e lajes pr-fabricadas já haviam sido introduzidos antes da Segunda Guerra Mundial.


Estes variaram de sistemas de viga e bloco, lajes alveolares (normalmente com apenas um alvéolo oco, ao contrário das contrapartes do pós-guerra com vários alvéolos adjacentes dentro) e lajes pré-fabricadas feitas com tijolos vazados.


Cada sistema alegou ser mais barato, mais rápido e fácil de construir do que o resto.


No entanto, quase nenhum desses sistemas durou mais do que alguns anos, ou então desapareceu após a Segunda Guerra Mundial.


Durante o período pós-Segunda Guerra Mundial, ocorreram mudanças importantes nos métodos de produção, materiais de construção, produção e equipamento técnico, tanto na fábrica quanto no canteiro de obras.


Os fabricantes dos dois principais sistemas de piso pré-fabricado, vigas e blocos e lajes alveolares, responderam de maneira diferente às mudanças na indústria da construção.


Os sistemas de piso de vigas e blocos, muitas vezes patenteados, permaneceram como 'sistemas', ou seja, um conjunto fixo de elementos a combinar em uma configuração típica, com características e dimensões específicas.


Os componentes dificilmente deveriam ser usados ​​para outros fins ou em combinação com outras marcas ou produtos. As lajes alveolares, por outro lado, eram elementos de construção mais genéricos, nem (sempre) vinculados a um sistema específico.


Classificação de pisos pré-fabricados


À medida que os sistemas e marcas de elementos de piso pré-fabricados proliferaram no período pós-guerra, também aumentou a necessidade de diretrizes e visões gerais abrangentes.


Em 1970, as Especificações Gerais para a execução de edifícios privados foram emitidas (pela Federação Real das Associações de Arquitetos da Bélgica FAB, pela Confederação Nacional da Indústria da Construção NCB e pelo Instituto Belga de Pesquisa da Construção BBRI).


O capítulo 7 dessas prescrições técnicas era dedicado a pisos de suporte de carga e abrangia "elementos pré-fabricados em argila cozida e concreto".

Tais elementos incluíam, por um lado, vigas ou lajes, que contribuíram ou foram totalmente responsáveis ​​pela capacidade de carga do piso, e por outro lado, blocos (blocos de intertravamento ou blocos de enchimento simples), que podem ou não contribuir para a capacidade de carga do chão.


As especificações identificaram cinco categorias de pisos com elementos pré-fabricados.


A primeira categoria, 'vigas ou lajes adjacentes', incluía as lajes alveolares típicas: vigas ou lajes pré-fabricadas eram colocadas lado a lado e as juntas relativamente pequenas entre elas eram preenchidas com argamassa ou concreto armado.


A segunda categoria eram sistemas de 'viga e bloco'. Este tipo combinava vigas pré-fabricadas com uma flange inferior alargada, sobre a qual os blocos pré-fabricados podiam repousar.


A diferença entre ele e a terceira categoria, 'blocos de viga e enchimento', era que neste último, os perfis das vigas e blocos de enchimento não eram ajustados entre si, pois não se tocavam.


Em ambos os sistemas, as juntas eram preenchidas com argamassa ou concreto (armado) e podiam ser acabadas com uma camada de concreto ou argamassa in situ (armado).


A quarta e a quinta categorias tinham vigas moldadas e blocos pré-fabricados.


Na quarta categoria, 'vigas e blocos pré-fabricados in situ', as vigas foram lançadas primeiro e os blocos com uma seção transversal correspondente foram colocados depois, e as juntas foram preenchidas com argamassa.


Na quinta categoria, 'pavimento com nervuras com blocos de enchimento', os blocos de enchimento foram colocados em primeiro lugar, lado a lado, como cofragem permanente. O flange inferior dos blocos de enchimento era mais largo, de modo que foram criadas ranhuras.


Quando as barras de reforço ou arames de pré-tensão foram colocados no lugar e essas ranhuras foram preenchidas com concreto, e a superfície superior dos blocos foi coberta com uma camada de concreto, um piso nervurado foi criado.


Isso diferia dos pisos canelados regulares por ter as superfícies inferior e superior planas.


Todos os elementos em cada categoria (exceto os elementos fundidos) poderiam ser construídos em cerâmica, concreto (regular, armado ou protendido) e concreto leve, bem como combinações dos mesmos.


Lajes alveolares


As lajes alveolares pré-fabricadas eram geralmente pré-moldadas em concreto armado ou protendido.


Enquanto a parte superior e inferior da laje tinham uma função estrutural e prática, a massa interna podia ser escavada sem qualquer perda de função, mas isso reduzia o peso da laje substancialmente.


Os núcleos vazados podem ser criados de diferentes maneiras, por exemplo, usando moldes de metal que foram retraídos após o endurecimento, ou por extrusão (sem cofragem interna) se uma mistura de concreto muito seca foi usada.


As bordas longas das lajes eram freqüentemente chanfradas para permitir que uma barra de reforço fosse inserida na junta.


As lajes alveolares foram feitas em tamanhos diferentes, variando de 25 cm a 160 cm de largura (comumente entre 40 e 60 cm), e geralmente até 4 m ou mesmo 8 m de comprimento.


Este se tornou um produto de construção muito popular e, consequentemente, vários fabricantes produziram lajes alveolares para o mercado belga.


Algumas dessas empresas eram empresas de construção que utilizavam as suas próprias lajes alveolares em obras de construção, enquanto outras eram principalmente fabricantes de materiais de construção.


Durante as décadas de 1950 e 1960, em um esforço para se destacar nessa abundância, muitos fabricantes focaram em características particulares, por exemplo, produzir elementos com comprimentos mais curtos ou pesos menores (ambos para facilitar a instalação) ou usar tipos específicos de concreto para maior carga ou térmica capacidades de isolamento.


Mais leve - mais curto - mais forte


Para aumentar o apelo de seus produtos para determinadas aplicações, os fabricantes reduziram o peso e melhoraram a capacidade térmica de suas lajes alveolares.


Vários fabricantes usaram tipos específicos de concreto, por exemplo, concreto com pedra-pomes ou outros agregados leves.


Pumecrete foi usado por Bims d'Origine em lajes alveolares bastante típicas.


A empresa holandesa Schokbeton e Westvlaamsche Betonwerkerij foram mais criativas.


A Schokbeton, por exemplo, produziu três tipos de lajes alveolares em pumecrete: lajes alveolares regulares, um piso de cassete e um tipo que combinava esses dois tipos.


O piso do cassete tinha grandes cavidades ou nichos quadrados na parte inferior.


Eles eram leves, enquanto as nervuras longitudinais e transversais dos cassetes proporcionavam resistência à carga e garantiam a rigidez das lajes.

Embora sua capacidade de isolamento térmico fosse ligeiramente inferior à das lajes alveolares, esses pisos geralmente pesavam menos.


A capacidade de carga das lajes alveolares pode ser aumentada usando composições específicas de concreto armado, configurações especiais da armadura ou concreto protendido.


Hoje em dia, usamos lajes treliçadas e lajes pré-moldadas diversas com peças de isopor como fechamento.


Precisando de um orçamento de lajes?


Clique aqui e fale conosco agora mesmo!